Como gerenciar um restaurante ou bar?

  • Atualizado

Como gerenciar um restaurante ou bar?

como gerenciar um restaurante ou bar

Muitas vezes, as pessoas tem uma visão de que ter um restaurante ou bar é simples e fácil, que só existe aquele “glamour” de sucesso com os clientes e de faturamento. Porém, a realidade é outra, por trás do seu estabelecimento sempre dever haver uma gestão eficiente e de qualidade.

Uma boa gestão faz toda a diferença para o seu negócio continuar crescendo cada vez mais no mercado. Afinal, não adianta ter bons recursos e não administrar bem o seu negócio.

Apesar do papel fundamental da boa gestão, muitos empresários falham nessa parte do negócio e, por isso, esse artigo vai te mostrar como ter uma boa gestão no seu restaurante ou bar.

Primeiros passos para uma boa gestão

Geralmente, um dono de um restaurante precisa ter uma visão mais estratégica do negócio. Por isso, é recomendado que você como dono passe a entender os três pilares de uma boa gestão:

  1. Dados e números do seu negócio
  2. Equipe e operação
  3. Experiência do cliente

Continue lendo para entender mais sobre como aplicar isso na prática!

Por trás da gestão: dados e números do seu negócio

Vamos ao primeiro pilar: dados e números do seu negócio. Você domina o fluxo de caixa, CMV e DRE?

O fluxo de caixa é algo simples e muito importante, é o calculo que deve ser feito diariamente por você para acompanhar o que entra e o que sai. Ou seja, é o cálculo de quanto dinheiro tem no caixa + o que entrou naquele dia + o que saiu e aí sim você vai ter o resultado do dinheiro que sobrou, que vai ser o seu lucro ou prejuízo do dia.

Esse controle diário do fluxo do caixa é fundamental para que você saiba exatamente quais são os dias de funcionamento que você tem altas e baixas no seu caixa. Assim você não vai ser pego de surpresa em dias ou algum mês do ano que o mercado sofre com as baixas. Esse planejamento e controle te mostra exatamente quando você pode ou não investir em algo para o seu negócio crescer, e o acompanhamento do seu caixa te mostrará com clareza tudo isso.

Já o CMV é o Custo da Mercadoria Vendida, é tudo aquilo que você compra para vender, tanto de alimentos quanto de bebidas.

Diversos fatores podem fazer com que o seu CVM fique alto ou baixo. Por exemplo, aumento de preços dos fornecedores, alto desperdício na sua cozinha, quantidades de ingredientes que não são seguidos pelos seus cozinheiros, crises em algum setor alimentícios, não ter fichas técnicas para calcular o custo dos itens do seu cardápio, enfim, são muitos, assim todo cuidado é pouco.

Geralmente, um bom CVM é de 30%, acima disso significa que você precisa a sua gestão no seu restaurante ou bar.

Por último, temos o DRE (Demonstrativo de Resultado do Exercício), é aqui que você tem a visão de como está a operação do ser bar ou restaurante.

O DRE é um relatório para entender como estão os números reais do seu negócio. Por exemplo, você pode inserir nele dados como faturamento mensal, custos variáveis, despesas fixas e por último o resultado final da sua operação, é assim que você vai ver se tem uma operação lucrativa ou não.

Fazendo esse relatório mensal de DRE você vai ter uma visão estratégica do seu negócio aliado com o CVM e fluxo de caixa. No curto e longo prazo é esse o controle que vai te fazer elevar o nível do seu restaurante ou bar.

Equipe e operação: resultado de uma boa gestão

Como o dono do seu negócio, você tem que contratar pessoas para fazer o seu negócio funcionar, certo? Tão importante quanto os números, a gestão da sua equipe é essencial para o sucesso da sua marca.

Ter processos, uma operação organizada, cultura e valores faz com que seus funcionários trabalhem felizes, unidos. O resultado disso é clientes satisfeitos com um bom atendimento e alimento ou bebidas de qualidade.

Por isso, ter um bom gestor de equipes faz toda a diferença em empresas como a sua. Assista ao vídeo abaixo para entender mais como esse profissional muda o seu jogo aliado a outras peças:

A experiência do cliente

Quando uma pessoa entra no seu restaurante ou bar, um dos grandes desejos dela é ser bem atendido e ter boa qualidade nos produtos.

Aqui estamos falando de como ela se sente dentro do seu negócio. Ninguém gosta de ser mal atendido, de esperar mais do que 20 minutos para o seu pedido sair, comida fria etc.

O cliente está ali para ter uma experiência positiva!

Por isso, ter uma boa gestão nos bastidores do seu restaurante ou bar é tão importante. Porque ao ter tudo o que foi dito anteriormente organizado, a sua cozinha e atendimento passam a refletir tudo isso aos clientes com o treinamento que você deu a eles.

Dessa forma, a gestão deve sempre estar aliada com a operação e vendas do seu negócio. E em vendas, nós queremos dizer que o marketing é a peça chave desse quebra-cabeça que é ter um restaurante ou bar.

Se você está cansado de agências que não entendem do seu nicho, que não entendem de gestão e de operação, a nossa assessoria de marketing gastronômico é perfeita para você, empresário!

Continue nos acompanhando para expandir o seu negócio!

Deixe um comentário